No exercício de 2022, após um biénio 2020/21 extremamente complicado, a Sector 3 regressa aos resultados positivos que, na sua modesta expressão, refletem a condição de “empresa social” desta pequena consultora.

De 2021 para 2022, as receitas aumentaram 73% e os custos baixarem 10%, sem alteração materialmente relevante da estrutura financeira da empresa.

De referir a concretização de dois trabalhos em particular:

  • Grupo Pestana – Estratégia de Impacto para o Pilar Social do Programa de Sustentabilidade
  • Aldeias de Crianças SOS – Avaliação Externa ao Centro Arco Íris

Sobre a atividade desenvolvida no âmbito da plataforma Diretório Sector 3 – projeto bandeira da responsabilidade corporativa desta consultora – destaca-se a realização da 3ª edição do programa “Candidatura Competitiva”, ação de capacitação para entidades da economia social no acesso a financiamentos por concurso.

Em 2023, neste momento já com novos projetos em curso, estamos empenhados em confirmar a recuperação económica deste micronegócio de impacto social.

Lisboa, 30 de maio 2023

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Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2022 e 2021)

RENDIMENTOS E GASTOS 2022 2021
 
Vendas e serviços prestados 30.709,65  17.793,00
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos  -14.412,07 -15.902,62
Gastos com pessoal  -10.469,28 -10.098,00
Imparidades de dívidas a receber
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos
Outros gastos e perdas  -2.781,49 -155,76
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO  3.046,81 -8.363,38
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização  -2.414,76 -2.328,84
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO)  632,05 -10.692,22
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados  0,00 -11,00 
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 632,05 -10.703,22
 
Imposto sobre o rendimento  -522,82 -607,48
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 109,23 -11.310,70

 

 

 

 

 

 

       (em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2022 e 2021)

ACTIVO 2022 2021
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 3.467,54 5.338,41
Activos intangíveis
Participações financeiras
Accionistas/Sócios    
  3.467,54 5.338,41
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 7.364,67 2.189,16
Adiantamentos de fornecedores 175.44   
Estado e outros entes públicos 866,52 27,00
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 2.500,00 2.800,00
Diferimentos 763,89
Outros Instrumentos Financeiros 420,00
Caixa e depóstios bancários 498,38 2.770,50
  11.405,01 8.970,55
TOTAL DO ACTIVO 14.872,55 14.308,96
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2022 2021
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30
Resultados transitados -10.563,03 747,67
 
Resultado líquido do período 109,23 -11.310,70
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 4.509,50 4.400,27
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 568,60 219,65
Adiantamentos de clientes 317,34 288,78
Estado e outros entes públicos 2.239,22 1.560,45
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos
Outras contas a pagar 7.237,89 7.899,81
Diferimentos    
TOTAL DO PASSIVO 10.363,05 9.908,69
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 14.872,55 14.308,96

(em euros)

 

No biénio 2020-2021, como se diz na gíria, o negócio bateu no fundo. Pela primeira vez, ao cabo de 10 anos consecutivos com resultados positivos, a atividade da empresa gerou prejuízos. A coincidência com o período da pandemia, dificultou a busca de novos trabalhos. É caso para dizer que em pouco tempo se pode desfazer o que levou muito tempo a construir.

Há outros números que, porém, nos incitam a resistir, pois, no período em análise, a plataforma “Diretório Sector 3” superou a fasquia da centena de entidades subscritoras e bateu recordes absolutos de audiência: mais de 100 sessões por dia; mais de 600 utilizadores por semana; mais de 6.500 visualizações por mês (fonte google analytics). A taxa de renovação da anuidade paga pelas entidades subscritoras deste portal mantém-se acima dos 80%.

O exercício de 2022 revela-se decisivo e há sinais de luz ao fundo do túnel. Ainda acreditamos conseguir dar a volta por cima, salvar esta microempresa de consultoria para o terceiro setor.

Lisboa, 31 de maio 2022

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Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2021 e 2020)

RENDIMENTOS E GASTOS 2021 2020
 
Vendas e serviços prestados 17.793,00 21.552,00
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -15.902,62 -11.206,13
Gastos com pessoal -10.098,00 -14.802,24
Imparidades de dívidas a receber
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 26,89
Outros gastos e perdas -155,76 -3.552,43
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO -8.363,38 -7.981,91
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização -2.328,84 2.000,00
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) -10.692,22 -9.981,91
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -11,00  -55,02 
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO -10.703,22 -10.036,93
 
Imposto sobre o rendimento -607,48 -587,06
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO -11.310,70 -10.623,99

 

 

 

 

 

 

 

       (em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2021 e 2020)

ACTIVO 2021 2020
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 5.338,41 6.000,00
Activos intangíveis
Participações financeiras
Accionistas/Sócios    
  5.338,41 6.000,00
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 2.189,16 5.955,67
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 27,00 246,00
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 2.800,00 5.026,11
Diferimentos 763,89 1.878,35
Outros Instrumentos Financeiros 420,00 420,00
Caixa e depóstios bancários 2.770,50 1.094,83
  8.970,55 14.620,96
TOTAL DO ACTIVO 14.308,96 20.620,96
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2021 2020
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30 
Resultados transitados 747,67 11.362,66
 
Resultado líquido do período -11.310,70 -10.614,99
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 4.400,27 15.710,97
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 219,65 634,31
Adiantamentos de clientes 288,78 88,56 
Estado e outros entes públicos 1.560,45 3.076,01
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 1.111,11
Outras contas a pagar 7.899,81
Diferimentos  
TOTAL DO PASSIVO 9.908,69 4.909,99
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 14.308,96 20.620,96

(em euros)

Em janeiro de 2019, ao cabo de uma década consecutiva de intenso trabalho, terminou a nossa prestação de serviços ao BPI, banco então tomado pelos nuestros hermanos do la Caixa.

Somente porque soubemos nos prevenir para esse risco de abrupta quebra do volume de negócio, o qual infelizmente se veio a verificar, podemos agora apresentar as contas da empresa devidamente equilibradas. Uma capacidade de antecipação e ajustamento extraordinário, tanto mais exigente quanto tenhamos sido apanhados a meio de um ciclo de recuperação de importantes investimentos efetuados há 3 anos atrás.

E porque uma desgraça nunca vem só, eis que surge esta tremenda e inesperada pandemia do Covid-19, a dificultar e muito a recuperação da nossa empresa. Obviamente não baixamos os braços e mantemo-nos alerta sobre novas oportunidades de negócio que por certo irão surgir no futuro próximo.

Por fim, sobre a plataforma digital Diretório Sector 3, o projeto-bandeira da nossa Responsabilidade Corporativa, ela encontra-se bem e recomenda-se: (i) total de 86 entidades registadas, com diferentes escalas e formas jurídicas, a operarem em benefício de distintos grupos-alvo e em diversas comunidades de norte a sul do país; (ii) perto de 800 visitantes por semana (iii) mais de 5.000 visualizações por mês.

Lisboa, 31 de maio 2020

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2019 e 2018)

RENDIMENTOS E GASTOS 2019 2018
 
Vendas e serviços prestados 23.302,00 103.306,00
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -12.826,57 -62.159,88
Gastos com pessoal -12.896,91 -32.780,97
Imparidades de dívidas a receber
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 5.142,97 0,04
Outros gastos e perdas -1.311.44 -1.077.24
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 1.410,05 7.287,95
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização 0,00 3.733,75
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 1.410,05 3.554,20
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -327.34  -651.23 
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 1.082,71 2.902,97
 
Imposto sobre o rendimento 591,64 1.923,18
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 491,07 979,79

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2019 e 2018)

ACTIVO 2019 2018
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 10.488,22 6.845,25
Activos intangíveis
Participações financeiras
Accionistas/Sócios    
  10.488,22 6.845,25
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 2.258,29 7.534,61
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 510,61
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 4.160,73 10.762,25
Diferimentos 361,00
Outros Instrumentos Financeiros 420,00 420,00
Caixa e depóstios bancários 17.062,62 21.407,35
  24.412,25 40.485,21
TOTAL DO ACTIVO 34.900,47 47.330,46
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2019 2018
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30 
Resultados transitados 10.871,59 9.891,80
 
Resultado líquido do período 491,07 979,79
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 26.325,96 25.834,89
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos 1.111,11 5.228,21
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 418,00 1.008,79
Adiantamentos de clientes 88,56  
Estado e outros entes públicos 2.097,26 8.803,79
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 4.444,44 4.771,78
Outras contas a pagar 415,14 1.683,00
Diferimentos  
TOTAL DO PASSIVO 8.574,51 21.495,57
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 34.900,47 64.138,25

(em euros)

Em 2018, segundo ano de um ciclo de três consecutivos, respeitante ao período de recuperação do investimento realizado em 2016, a Sector 3 cumpriu as metas operacionais a que se havia comprometido e progrediu favoravelmente em termos da sua estrutura económico-financeira:

Indicador 2018 2017
Autonomia Financeira 54,6% 39,5%
Solvabilidade 1,20 0,65
Liquidez Geral 2,49 2,18
Rentabilidade do Ativo 2,0% 0,5%
EBIT 3.554,20 € 2.606,04 €


A prestação de serviços da Sector 3 ao Banco BPI terminou em dezembro último. Dado o peso deste Cliente no volume de negócio da empresa, por antecipação à significativa contração de atividade esperada, já em 2018 reduzimos substancialmente os gastos com pessoal.

No que respeita ao Diretório Sector 3, no período em análise registaram-se 7 novas adesões, contando hoje esta plataforma web com um total de 82 entidades-membros.
Por fim, adiante-se que 2019 vai ser um ano muito exigente e desafiante, pois deve a Sector 3 procurar oportunidades de negócio, novas soluções que viabilizem a continuidade desta empresa.

Lisboa, 23 de abril 2019

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2018 e 2017)

RENDIMENTOS E GASTOS 2018 2017
 
Vendas e serviços prestados 103.306,00 107.170,00
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -62.159,88 -42.795,45
Gastos com pessoal -32.780,97 -55.360,60
Imparidades de dívidas a receber
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 0,04 392,78
Outros gastos e perdas -1.077.24 -2.897,40
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 7.287,95 6.509,33
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização 3.733,75 3.903,29
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 3.554,20 2.606,04
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -651.23  -967.38
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 2.902,97 1.638,66
 
Imposto sobre o rendimento 1.923,18 1.371,18
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 979,79 267,48

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2018 e 2017)

ACTIVO 2018 2017
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 6.845,25 10.578,96
Activos intangíveis
Participações financeiras
Accionistas/Sócios    
  6.845,25 10.578,96
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 7.534,61 1.778,21
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 1.210,27
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 10.762,25 6.919,82
Diferimentos 361,00 29.223,20
Outros Instrumentos Financeiros 420,00 420,00
Caixa e depóstios bancários 21.407,35 14.007,79
  40.485,21 53.559,29
TOTAL DO ACTIVO 47.330,46 73.854,95
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2018 2017
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30 
Resultados transitados 9.891,80 9.591,10
 
Resultado líquido do período 979,79 267,48
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 25.834,89 24.821,88
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos 5.228,21 14.077,10 
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 1.008,79 4.431,61
Adiantamentos de clientes    
Estado e outros entes públicos 8.803,79 9.142,51
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 4.771,78 6.549,15
Outras contas a pagar 1.683,00 5.116,00
Diferimentos  
TOTAL DO PASSIVO 21.495,57 39.316,37
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 47.330,46 64.138,25

(em euros)

Na Sector 3, percorremos o ano de 2017 em velocidade-cruzeiro. Após o significativo investimento realizado em 2016, cumprimos todos os compromissos financeiros assumidos para este ano e conseguimos reunir as condições de negócio fundamentais para hoje podermos afirmar encontrar-se assegurada a regular continuidade das operações em 2018.

Ao Banco BPI, nosso principal Cliente, prestámos serviços de consultoria no âmbito dos seus prémios – BPI Solidário, BPI Seniores e BPI Capacitar.

Ao longo de 2017, o Diretório Sector 3 registou 9 novas adesões, terminando o ano com um total de 74 entidades-membros, oriundas de norte a sul do país. Embora a um ritmo lento, as audiências desta nossa plataforma digital têm evoluído sempre favoravelmente, registando hoje, em média, perto de 450 visitas semanais e 5.000 visualizações por mês.

A edição 2017 do Dote Sector 3, no montante de 1.500 euros, foi atribuído, ex aequo, à CERCIOEIRAS e à CERCIPOM.

Finalmente, este ano de 2017 fica marcado pela publicação do livro “Combate à Pobreza e Exclusão Social – Referencial Técnico”, cuja edição digital disponibilizamos para download.

Lisboa, 30 de março 2018

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2017 e 2016)

RENDIMENTOS E GASTOS 2017 2016
 
Vendas e serviços prestados 107.170,00 112.136,00
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -42.795,45 -37.797,50
Gastos com pessoal -55.360,60 -62.593,29
Imparidades de dívidas a receber -72,00
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 392,78 2.000,00
Outros gastos e perdas -2.897,40 984,01
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 6.509,33 14.657,22
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização 3.903,29 12.791,87
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 2.606,04 1.865,35
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -967.38  -788,20
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 1.638,66 1.077,15
 
Imposto sobre o rendimento 1.371,18 1.009,35
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 267,48 -67,80

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2017 e 2016)

ACTIVO 2017 2016
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 10.578,96 14.482,25
Activos intangíveis
Participações financeiras 10,90
Accionistas/Sócios    
  10.578,96 14.493,15
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 1.778,21 1.061,45
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 1.210,27 652,00
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 6.919,82 6.312,20
Diferimentos 29.223,20 39.002,22
Outros Instrumentos Financeiros 420,00 420,00
Caixa e depóstios bancários 14.007,79 11.913,93
  53.559,29 59.361,80
TOTAL DO ACTIVO 64.138,25 73.854,95
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2017 2016
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30 
Resultados transitados 9.591,10 9.876,29
 
Resultado líquido do período 267,48 67,80
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 24.821,88 24.907,39
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos 14.077,10   
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 4.431,61 8.761,63
Adiantamentos de clientes    
Estado e outros entes públicos 9.142,51 10.000,72
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 6.549,15 6.500,00
Outras contas a pagar 5.116,00 8.538,76
Diferimentos  
TOTAL DO PASSIVO 39.316,37 48.947,56
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 64.138,25 73.854,95

(em euros)

Em 2016, na Sector 3 ascendemos a um patamar superior na qualidade dos serviços prestados aos nossos Clientes.

Para conseguir tal elevação, foi necessário concretizar dois investimentos fundamentais: por um lado, o desenvolvimento tecnológico do Diretório Sector 3 e, por outro, o reforço da equipa de trabalho na empresa.

Criada em 2010, ao cabo de cinco anos de ininterrupta actividade, a versão original da nossa plataforma digital encontrava-se obsoleta. Com recurso ao outsourcing de serviços especializados da Everis, desenvolvemos um portal completamente novo, muito mais poderoso e atractivo. Segundo os resultados do inquérito realizado, 79% dos membros do Diretório Sector 3 conota de “bom” ou “excelente” este upgrade. Face à actual escala do nosso negócio, sem dúvida que se trata aqui de um avultado investimento, uma corajosa aposta no futuro deste projecto emblemático para a Sector 3, um compromisso exigente com recurso a crédito externo e efeitos nas contas da empresa a repercutir durante o próximo triénio.

O Dote 2016, o habitual prémio em dinheiro atribuído anualmente a uma entidade membro do Diretório Sector 3, desta vez foi atribuído à ASTA – Associação Sócio Terapêutica de Almeida. Através deste prémio, este ano já na sua 6ª edição consecutiva, a Sector 3 devolveu à comunidade um total acumulado de 13,5 mil euros, o equivalente a 13% do total de resultados operacionais gerados pela empresa durante esse período.

O acréscimo do volume de serviços prestados na área da consultoria, sobretudo ao Banco BPI, nosso principal Cliente, implicou a criação de um novo posto de trabalho na empresa, desde março de 2016 assegurado por Maria Inês Morais, 32 anos, licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra.
Na Sector 3 estamos, portanto, a crescer paulatinamente. De modo sustentável, na medida em que já em 2017, a empresa acaba de ver renovada a sua certificação B Corp.

Lisboa, 30 de março 2017

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2016 e 2015)

RENDIMENTOS E GASTOS 2016 2015
 
Vendas e serviços prestados 112.136,00 98.038,96
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -37.797,50 -42.937,94
Gastos com pessoal -62.593,29 -36.842,17
Imparidades de dívidas a receber -72,00
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 2.000,00 
Outros gastos e perdas 984,01 -3.291,81
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 14.657,22 14.967,04
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização 12.791,87 -13.254,20
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 1.865,35 1.712,84
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -788,20  -291,93 
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 1.077,15 1.420,91
 
Imposto sobre o rendimento 1.009,35 -1.188,97
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO -67,80 231,94

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2016 e 2015)

ACTIVO 2016 2015
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 14.482,25 339,12
Activos intangíveis 12.000,00
Participações financeiras  10,90  
Accionistas/Sócios    
  14.493,15 12.339,12
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 1.061,45 1.459,00
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 652,00 519,00
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 6.312,20
Diferimentos 39.002,22 10.641,00
Outros Instrumentos Financeiros 420,00 140,00
Caixa e depóstios bancários 11.913,93 24.895,96
  59.361,80 37.654,96
TOTAL DO ACTIVO 73.854,95 49.994,08
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2016 2015
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30 
Resultados transitados 9.876,29 9.644,35
 
Resultado líquido do período 67,80 231,94
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 24.907,39 24.839,59
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 8.761,63 6.549,67
Adiantamentos de clientes    
Estado e outros entes públicos 10.000,72 6.213,65
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 6.500,00 4.333,37 
Outras contas a pagar 8.538,76 8.057,80
Diferimentos  
TOTAL DO PASSIVO 48.947,56 25.154,49
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 73.854,95 49.994,08

(em euros)

O ano de 2015 foi em quase tudo semelhante aos dois exercícios anteriores.

O número de Entidades da Economia Social registadas no Diretório Sector 3 cresceu 15% e as audiências desta plataforma web, traduzidas no seu número de visitantes, aumentou 20% em relação a 2014.

Mantivemos os habituais serviços de suporte às Entidades do Diretório Sector 3, entre os quais, os apontamentos na rádio Smooth FM e as Tertúlias Inter Pares. O Dote IPSS 2015, no montante de 3 mil euros, foi atribuído, ex aequo, à Fundação CEBI e à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, duas grandes Obras Sociais de referência em Portugal.

Sobre os serviços de assessoria prestados ao Banco BPI, o ano de 2015 culminou com a excelente notícia do lançamento do novo Prémio BPI Solidário.

A decisão estratégica de concretizar um importante investimento no desenvolvimento tecnológico do site Diretório Sector 3, com recurso ao outsourcing de serviços especializados da everis, constitui um enorme desafio a superar, com a certeza de que 2016 vai ser um ano de mudança para esta empresa.

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2015 e 2014)

RENDIMENTOS E GASTOS 2015 2014
 
Vendas e serviços prestados 98.038,96 95.919,24
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -42.937,94 -43.225,34
Gastos com pessoal -36.842,17 -34.141,34
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos  
Outros gastos e perdas -3.291,81 -2.631,74
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 14.967,04 15.920,82
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização 13.254,20 -13.254,24
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 8.249,55 2.666,58
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -291,93  -79,71 
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 8.541,48 2.586,87
 
Imposto sobre o rendimento 1.188,97 -1.504,19
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO -9.730,45 1.082,68

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2015 e 2014)

ACTIVO 2015 2014
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 339,12 1.593,32
Activos intangíveis 12.000,00 24.000,00
Participações financeiras    
Accionistas/Sócios    
  12.339,12 25.593,32
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 1.459,00 7.429,00
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 519,00 2.748,00
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 430,00
Diferimentos 10.641,00 361,00
Outros Instrumentos Financeiros 140,00
Caixa e depóstios bancários 24.895,96 16.548,00
  37.654,96 27.516,00
TOTAL DO ACTIVO 49.994,08 53.109,32
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2015 2014
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 1.000,00
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30 8.963,30 
Resultados transitados 9.644,35 8.561,67
 
Resultado líquido do período 231,94 942,68
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 24.839,59 24.467,65
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 6.549,67 5.574,56
Adiantamentos de clientes    
Estado e outros entes públicos 6.213,65 8.335,61
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 4.333,37 10.000,00 
Outras contas a pagar 8.057,80 9.931,50
Diferimentos   -5.200,00
TOTAL DO PASSIVO 25.154,49 28.641,67
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 49.994,08 53.249,32

(em euros)

O exercício de 2014 decorreu sem sobressaltos nem mudanças dignas de registo, tendo sido em tudo semelhante ao ano de 2013, quer em termos da atividade desenvolvida quer a respeito das contas da empresa. O Diretório Sector 3 evoluiu favoravelmente, ainda que de modo ténue, com a admissão de quatro novas IPSS à plataforma web e aumento de audiências na ordem dos 20% em termos de número médio de visitas diárias, por comparação com o ano transato. Mantiveram-se regulares os nossos serviços informativos especializados no website, nas redes sociais e na rádio Smooth FM, assim como as Tertúlias Inter Pares, encontros periódicos e temáticos com as IPSS membros do diretório, iniciativa esta realizada em parceria com a Fundação PT. O prémio Dote IPSS 2014, no montante de dois mil euros, foi atribuído à Acreditar, por ocasião do seu vigésimo aniversário. Na vertente dos serviços de consultoria às empresas, manteve-se o foco na permanente qualidade da assessoria que tem vindo a ser prestada ao Banco BPI. Por último, merece especial destaque a obtenção do certificado internacional B Corporation, o qual, muito embora tenha sido atribuído já no decurso deste ano, implicou todo um processo de preparação reportado a 2014.Lisboa, 20 de Maio de 2015.

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2014 e 2013)

RENDIMENTOS E GASTOS 2014 2013
 
Vendas e serviços prestados 95.919,24 95.435,23
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -43.225,34 -42.069,56
Gastos com pessoal -34.141,34 -24.180,00
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 0,02
Outros gastos e perdas -2.631,74 -2.331,95
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 15.920,82 26.853,74
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização -13.254,24 -12.991,54
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 2.666,58 13.862,20
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados -79,71   
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 2.586,87 13.862,20
 
Imposto sobre o rendimento -1.504,19 -3.960,11
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 1.082,68 9.902,09

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2014 e 2013)

ACTIVO 2014 2013
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 1.593,32 678,36
Activos intangíveis 24.000,00 36.000,00 
Participações financeiras    
Accionistas/Sócios    
  25.593,32 36.678,36
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 7.429,00 7.305,00
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 2.748,00 3.581,68 
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 430,00   
Diferimentos 361,00 324,90
Outros Instrumentos Financeiros 140,00  
Caixa e depóstios bancários 16.548,00 619,70
  27.656,00 11.831,28
TOTAL DO ACTIVO 53.249,32 48.509,64
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2014 2013
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 1.000,00 61,21
Excedentes de revalorização
Outras reservas 8.963,30
Resultados transitados 8.561,67 8.561,67
 
Resultado líquido do período 1.082,68 13.862,20
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 24.607,65 27.485,08
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 5.574,56 4.992,06
Adiantamentos de clientes    
Estado e outros entes públicos 8.335,61 6.994,84
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos 10.000,00   
Outras contas a pagar 9.931,50 9.037,66
Diferimentos -5.200,00 
TOTAL DO PASSIVO 28.641,67 21.024,56
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 53.249,32 48.509,64

(em euros)

Durante 2013, prosseguimos a missão que nos compete sem nos desviarmos da visão que nos orienta. Por um lado reforçámos o apoio à actividade de IPSS e por outro evoluímos no que toca à construção de pontes entre essas instituições e os seus stakeholders.

Hoje, ao todo, são 57 as IPSS registadas no Diretório Sector (eram 42 em Janeiro de 2013). A taxa de renovação da anuidade deste serviço mantém-se superior a 95%. Segundo indicadores do Google Analytics, as audiências desta plataforma web têm vindo a crescer paulatinamente, cifrando-se, em média, já no primeiro trimestre de 2014, nas cinco dezenas de visitantes diários e mais de 10 mil visualizações por mês. Um desempenho ainda modesto em termos absolutos, mas que oculta uma evolução relativa bastante favorável e encorajante.

O ano 2013 fica marcado pelo arranque das Tertúlias Inter Pares, uma iniciativa da Sector 3, que visa promover a cooperação entre IPSS registadas no Diretório Sector 3, mediante realização de encontros periódicos e temáticos envolvendo IPSS com afinidades nas respetivas áreas de atuação. Pretende-se que estas “Tertúlias Inter Pares” sejam momentos de efetiva partilha de conhecimentos e de experiências, dos quais possa surgir a descoberta de sinergias, e porventura, a posterior concretização de ações de entreajuda e de mútuo fortalecimento.

Outra novidade deste ano constituiu a iniciativa Dote IPSS 2013 que merecendo a confiança da Fundação PT, viu sua dotação ascender a 5 mil euros por força da comparticipação do SAPO. Este ano a IPSS feliz contemplada por este Prémio Sector3/Fundação PT foi a Associação Pais em Rede.

Ao longo de 2013, o Directório Sector 3 manteve o seu serviço informativo regular, de e para as IPSS, quer através do constante anúncio online da actividade protagonizada pelas Instituições quer mediante selecção de notícias da especialidade a elas continuamente fornecidas via correio electrónico. Também se cumpriram as duas habituais campanhas sazonais, uma sobre a Consignação do IRS e depois outra a propósito dos donativos pela altura do Natal. E ainda de salientar o apontamento semanal da rádio Smooth FM, todas as quartas-feiras de manhã com notícias frescas sobre as IPSS, uma oferta do grupo Media Capital Rádio.

O Directório Sector 3 constitui, portanto, o mais importante investimento que a Limites à Prova tem vindo a realizar ininterruptamente desde a sua criação, e que, a partir deste exercício de 2013, passa a estar devidamente reflectivo nas contas da empresa.

A assessoria ao Banco BPI continua a mobilizar grande parte dos recursos da Sector 3 para a área da consultoria às empresas. Três projectos plurianuais mantiveram-se em curso durante 2013: Prémio BPI Capacitar; Prémio BPI Seniores; BPI Banco Acessível. Um trabalho que de há quatro anos a esta parte, muito nos tem honrado e engrandecido.

A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, integramos a equipa de peritos avaliadores dos projetos candidatos ao Programa “Cidadania Ativa”.

Pontualmente, a Sector 3 mantém seu serviço de assessoria a candidaturas de projectos de investimento particulares a programas comunitários europeus de comparticipação financeira.

Ainda em 2013, a Limites à Prova mudou de TOC, passando a usufruir dos competentes serviços da AJL – Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Lda.

Nestes termos, a clientes, colaboradores e fornecedores, a familiares e amigos, enfim, a todos quantos dalgum modo contribuíram para o progresso desta empresa social ao longo de 2013, manifestamos o nosso mais sincero reconhecimento.

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2012 e 2013)

RENDIMENTOS E GASTOS 2013 2012
 
Vendas e serviços prestados 95.435,23 63.913,88
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos -42.069,56 -22.826,58
Gastos com pessoal -24.180,00 -20.900,23
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 0,02 1.250,20
Outros gastos e perdas -2.331,95 -2.527,00
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 26.853,74 18.910,27
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização -12.991,54 -7.222,68
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 13.862,20 11.687,49
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados    
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 13.862,20 11.687,49
 
Imposto sobre o rendimento -3.960,11 -4.083,63
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 9.902,09 7.603,86

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2012 e 2013)

ACTIVO 2013 2012
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 678,36 1.669,90
Activos intangíveis 36.000,00  
Participações financeiras    
Accionistas/Sócios    
  36.678,36 1.669,90
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 7.305,00 540,01
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 3.581,68   
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber   8.596,67
Diferimentos 324,90 361,00
Caixa e depóstios bancários 619,70 53.302,41
  11.831,28 62.800,09
TOTAL DO ACTIVO 48.509,64 64.469,99
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2013 2012
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 61,21 61,21
Excedentes de revalorização
Outras variações de capitais próprios
Resultados transitados 8.561,67 957,81
 
Resultado líquido do período 13.862,20 7.603,86
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 27.485,08 13.622,88
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
     
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 4.992,06 3.723,80
Adiantamentos de clientes    
Estado e outros entes públicos 6.994,84 9.452,47
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar 9.037,66 4.410,00
Diferimentos   33.260,84
TOTAL DO PASSIVO 21.024,56 50.847,11
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 48.509,64 64.469,99

(em euros)

Em 2012, a conduta da Limites à Prova Unipessoal Lda. pautou-se pela frugalidade que a incerteza externa e a debilidade interna impuseram. Foi um ano de confirmação do negócio que havia despontado no exercício precedente e de contenção nas despesas para preservar a estrutura económico-financeira da firma.

Ao nível dos serviços de consultoria merece particular referência o consistente trabalho realizado junto do Banco BPI, do qual veio a resultar renovadas perspectivas de continuidade e desenvolvimento.

No que respeita ao Diretório Sector 3, ao longo do período em análise, o moderado crescimento do número de novos registos foi compensado por uma taxa de renovação das instituição residentes muito favorável.

O Dote IPSS 2012, no montante de 2 mil euros, foi atribuído ex aequo ao Chapitô e ao Espaço t, por se tratar de dois modelos de como praticar o bem através das artes, dois exemplos de como se consegue promover a integração social pela cultura e criatividade.

Em síntese, naquele que é apenas o terceiro ano completo de actividade desta microempresa, ainda que sem crescimento, os sinais de evolução do negócio são encorajadores, em parte já mesmo indubitáveis à data do presente relatório.

Lisboa, 30 de Abril 2013

assinatura_pm   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2011 e 2012)

RENDIMENTOS E GASTOS 2012 2011
 
Vendas e serviços prestados 63.913,88 65.324,79
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos (22.826,58) (29.241,02)
Gastos com pessoal (20.900,23) (21.832,13)
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos 1.250,20  
Outros gastos e perdas (2.527,00) (3.736,03)
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 18.910,27 10.515,61
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização (7.222,78) (7.222,68)
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 11.687,49 3.292,93
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados    
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 11.687,49 3.292,93
 
Imposto sobre o rendimento 4.083,63 1.144,00
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 7.603,86 2.148,93

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2011 e 2012)

ACTIVO 2012 2011
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 1.669,90 8.892,68
Activos intangíveis    
Participações financeiras    
Accionistas/Sócios    
  1.669,90 8.892,68
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 540,01 2.574,00
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 864,90
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber 8.596,67  
Diferimentos 361,00 4.129,42
Caixa e depóstios bancários 53.302,41 38.942,52
  62.800,09 46.510,84
TOTAL DO ACTIVO 64.469,99 55.403,52
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2012 2011
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 61,21 61,21
Excedentes de revalorização
Outras variações de capitais próprios
Resultados transitados 957,81 (1.191,12)
 
Resultado líquido do período 7.603,86 2.148,93
Interesses minoritários
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 13.622,88 6.019,02
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
 
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 3.723,80 3.273,03
Adiantamentos de clientes 1.165,32
Estado e outros entes públicos 9.452,47 5.958,53
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar 4.410,00  
Diferimentos 33.260,84 38.987,62
TOTAL DO PASSIVO 50.847,11 49.384,50
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 64.469,99 55.403,52

(em euros)

A Limites à Prova Unipessoal Lda., firma proprietária da Sector3, à data do presente relatório somente com dois exercícios completos, cinge-se a uma microempresa ainda em estado embrionário que, semeada num conturbado ambiente de profunda recessão, tenta florescer no emergente ramo da designada Economia Social.

Na sua vocação de consultora para a área da Responsabilidade Social das Empresas, destaca-se o serviço de assessoria que tem vindo a prestar ao Banco BPI, seu principal cliente, donde sobressai a iniciativa “Prémio BPI Capacitar”.

Na vertente do Empreendedorismo Social, a Limites à Prova tem sobretudo investido no desenvolvimento duma plataforma web 2.0, composta por uma base de dados, um sistema de pesquisa indexada, e um leque serviços relacionados. No momento presente, encontram-se registadas no “Directório Sector 3” um total de quarenta IPSS, sediadas de norte a sul do país, responsáveis por relevantes impactos sociais nas suas comunidades, em diversas áreas, nomeadamente, apoio à deficiência, idosos, recém-nascidos, sem abrigo, e toxicodependência.

Em 2011 realizou-se a edição inaugural da iniciativa “Dote IPSS do Ano”, no âmbito da qual a Limites à Prova doou 3.000 euros à Ajuda de Mãe, instituição assim homenageada por ter sido a primeira a registar-se no Directório Sector3.

Durante o período em análise, entre outros trabalhos diversos, merece também referência a taxa de sucesso 100% conseguida nas candidaturas de Projectos Particulares a programas de apoio no QREN, nas quais a Limites à Prova esteve implicada como entidade consultora.

Na sua actual equipa, para além do coordenador geral, a Limites à Prova conta com a preciosa colaboração de dois especialistas em áreas chave distintas – Psicologia, Psicopatologia, Terapias Cognitivo-Comportamentais por um lado, e por outro Engenharia Informática e Computadores. A MSTF Partners é a parceira estratégica da Sector 3 para a área da comunicação e imagem.

Na Sector 3 ainda agora está praticamente tudo por fazer, mas estamos convictos encontrarmo-nos assim alinhados com o sentido primordial duma revolução de mentalidades em curso, de profunda mudança no modo de se estar no mundo dos negócios, a qual, mais tarde ou mais cedo, a bem de toda a humanidade, irá sobressair do tradicional modelo capitalista, hoje desenfreado e em decadência. Dito por outras palavras, estes são apenas os primeiros passos de um longo e árduo caminho ainda a percorrer, até que um dia a Limites à Prova possa vir a reclamar o estatuto de “Empresa Social”.

Lisboa, 27 de Abril de 2012

assinatura_pm
   Pedro Aragão Morais – Sócio Gerente


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (em 31 de Dezembro de 2010 e 2011)

RENDIMENTOS E GASTOS 2011 2010
 
Vendas e serviços prestados 65.324,79 35.144,02
Subsídios à exploração    
Trabalhos para a própria entidade    
Custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas    
Fornecimentos e serviços externos (29.241,02) (13.992,34)
Gastos com pessoal (21.832,13) (21.985,32)
Provisões (aumentos/diminuições)    
Outros rendimentos e ganhos   0,89
Outros gastos e perdas (3.736,03) (184,80)
 
RESULTADOS ANTES DE DEPRECIAÇÕES, GASTOS DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO 10.515,61 1.017,55
 
Gastos/reversões de depreciação e de amortização (7.222,68) (1.015,39)
 
RESULTADO OPERACIONAL (ANTES DE FINANCIAMENTO E IMPOSTO) 3.292,93 (2.032,94)
 
Juros e rendimentos similares obtidos    
Juros e gastos similares suportados   (136,57)
 
RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTO 3.292,93 (2.169,94)
 
Imposto sobre o rendimento 1.144,00 184,65
 
RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO 2.148,93 (2.354,16)

(em euros)

BALANÇOS (em 31 de Dezembro de 2010 e 2011)

ACTIVO 2011 2010
 
ACTIVO NÃO CORRENTE
Activos fixos tangíveis 8.892,68 3.368,30
Activos intangíveis    
Participações financeiras    
Accionistas/Sócios    
  8.892,68 3.368,30
 
ACTIVO CORRENTE
Inventários    
Clientes 2.574,00 8.635,02
Adiantamentos de fornecedores    
Estado e outros entes públicos 864,90 9,68
Accionistas/Sócios    
Outras contas a receber    
Diferimentos 4.129,42 400,71
Caixa e depóstios bancários 38.942,52 25.813,23
  46.510,84 34.858,64
TOTAL DO ACTIVO 55.403,52 38.226,94
CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 2011 2010
 
CAPITAL PRÓPRIO
Capital realizado 5.000,00 5.000,00
Acções/Quotas próprias    
Prestações suplementares e outros instrumentos de capital próprio
Reservas legais 61,21 61,21
Excedentes de revalorização
Outras variações de capitais próprios
Resultados transitados (1.191,12) 1.163,04
 
Resultado líquido do período 2.148,93 (2.354,16)
Interesses minoritários
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO 6.019,02 3.870,09
 
PASSIVO
 
PASSIVO NÃO CORRENTE
Provisões    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
 
PASSIVO CORRENTE
Fornecedores 3.273,03 154,75
Adiantamentos de clientes 1.165,32  
Estado e outros entes públicos 5.958,53 5.931,04
Accionistas/Sócios    
Financiamentos obtidos    
Outras contas a pagar    
Diferimentos 38.987,62 28.271,06
TOTAL DO PASSIVO 49.384,50 34.356,85
TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E DO PASSIVO 55.403,52 38.226,94

(em euros)